A demanda de uma análise de investimento por parte de uma empresa pode ter algumas finalidades; análise de risco para tomada de decisão, estruturação de projeto para captação de recursos ou acompanhamento da situação econômico-financeira da empresa. 
 
No caso do projeto realizado pela Ásense em 2021, para o segmento de postos de combustíveis, havia todos estes objetivos.
 
ESCOPO:
 
O investimento se tratava da expansão de duas operações da empresa e havia o interesse em se analisar em quais outros segmentos investir, como forma de atrair novos clientes e tornar o local mais atrativo. Para chegar a essas respostas, portanto, foi estabelecido como etapas do escopo:
 
- Análise de Concorrentes;
- Pesquisa de Mercado;
- Estruturação do Modelo de Negócios;
- Análise de Viabilidade Financeira.
A cadeia de etapas estruturada tinha justamente a finalidade de embasar a análise financeira, trazendo premissas mais precisas.
 
DESENVOLVIMENTO:
Primeiramente, como o projeto estava em fase de estruturação, foi necessário entender o mercado, o perfil do público e suas necessidades. A pesquisa de mercado foi feita in loco, nas operações do cliente, e buscava sondar o comportamento de consumo dos clientes atuais, assim como sondar suas preferências. 
Concluída esta etapa, possuíamos em mãos diversas opções de empreendimentos, porém, havia a necessidade de avaliar suas viabilidades econômico-financeiras, visto que os negócios não possuíam a mesma expectativa de investimento e retorno.
 
Foram estruturados, então, todos os modelos de negócio avaliados: mapeou-se fornecedores e canais de vendas, assim como sua estrutura de gastos e fontes de receitas. Assim, foi possível levantar orçamentos para os investimentos, projetar receitas e definir a estrutura operacional de cada negócio para, ao fim, formatarmos a entrega mais importante: a projeção do fluxo de caixa.
Foi realizada uma projeção de 15 anos para que fosse compatível, principalmente, com o prazo de financiamento esperado.
 
Uma das particularidades das análises de investimento realizadas pela Ásense é a formatação do estudo a partir de diversos cenários. Uma das premissas básicas a qual partimos é que não há, por natureza, precisão em se "prever" o futuro de um negócio em uma análise de investimento, ainda que todos os estudos sejam feitos para se chegar a premissas razoáveis. Para analisar o risco em diversas situações, podemos estruturar diferentes cenários de gastos e receitas, sendo possível, ao fim, determinar àqueles em que o negócio se mostra viável. A análise, assim, cumpre o seu papel de mostrar ao investidor onde estão os riscos do seu negócio, capacitando-o para uma tomada de decisão consciente.
 
RESULTADOS:
 
Ao fim do projeto, o cliente teve como resultado:
 
- Entendimento das demandas e comportamento de consumo de seus clientes;
- Modelos de negócio pré-formatados, com entendimento de suas estruturas operacionais, margens e capacidade de geração de receita;
- Tomada de decisão mais assertiva acerca dos modelos de negócio a serem investidos, descartando àqueles de menor margem e maior risco;
- Estruturação financeira do projeto para o pleito de recursos de terceiros.
 
A análise de investimento se mostra uma ferramenta indispensável para qualquer empresário que procura tomar suas decisões de forma consciente e segura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *