Um serviço de Valuation (ou Avaliação de Negócio) refere-se ao processo de apurar o valor de uma empresa utilizando métodos e modelos distintos, não excludentes e sim complementares, para determinar o valor da organização. A depender da perspectiva definida, várias podem ser as metodologias de cálculo utilizadas e as premissas adotadas.

O objetivo do projeto Valuation, normalmente, está associado a uma mudança no quadro societário, o processo de venda do negócio ou aquisição de novas empresas. Por exemplo, caso um sócio queira deixar uma sociedade, um Valuation permitiria saber por quanto os demais sócios teriam que pagar para obter a sua parte do negócio. Da mesma forma, uma empresa poderia averiguar o seu valor para vender sua operação para terceiros ou para realizar sua fusão com outro negócio.

Em 2021, a Ásense realizou o Valuation de uma empresa local, líder do seu segmento no Nordeste, que necessitava tomar conhecimento do seu valor de mercado para avaliar uma proposta de compra e seguir com a negociação.

O serviço tem início com o conhecimento do modelo de negócios. É preciso investigar minuciosamente uma série de aspectos sobre a entidade, a fim de ter uma visão holística e ao mesmo tempo detalhada. Apuramos, por exemplo, se a organização possui matriz e filiais, as particularidades de cada unidade ou se a empresa possui apenas uma unidade, centros de receitas, grupos de serviço ou produtos, estrutura de gastos, indicadores comerciais e operacionais, estrutura societária, ciclos financeiros, ativos, além dos demonstrativos econômico-financeiros e contábeis, dentre outras informações. Todo esse aparato informacional é coletado e direcionado por meio de um checklist criteriosamente elaborado e controlado pela Ásense à cada dado recebido do cliente.

Após essa primeira etapa, o projeto entra em uma etapa de tratamento de dados, onde haverá a necessidade de verificação de múltiplas informações junto à administração do negócio, visando aprofundar os dados e informações para realizar a normalização do fluxo econômico-financeiro. Em paralelo, realiza-se uma pesquisa de mercado do segmento e índices macroeconômicos que serão mesclados às projeções financeiras. Durante essa etapa, a Ásense terá um contato diário e extremamente frequente com o cliente para que cada número utilizado no trabalho siga em coerência com o conhecimento da empresa e assim a alocação dos dados nos cálculos realizados pelas metodologias adotadas passe por um processo de revisão preventivo. Ao final dessa fase, os impulsionadores da Ásense tem o discernimento sobre a operação como um todo.


Munidos do conhecimento exemplificado acima, serão construídos, refinados através de revisões internas, ajustados e preparados todos os cálculos dos métodos adotados, culminando com a apropriação do valor do negócio e a apresentação do laudo para o cliente. Aqui o serviço de Valuation finaliza e o cliente está apto a seguir com o processo de venda do seu empreendimento, reestruturação societária, fusão ou outro objetivo com o projeto. Após a apuração do valor do negócio, a Ásense está inteiramente à disposição para uma assessoria durante o processo de negociação, caso haja, ou esclarecimentos a respeito de todas as premissas e cálculos que fizeram parte da execução do trabalho.

No caso do cliente e projeto citado, um dos primeiros desafios apresentados foi referente à organização do negócio. A operação apresentava diferentes CNPJs, que precisavam ser analisados tanto separadamente quanto em conjunto, além de ter unidades de negócio instaladas em praças distintas pelo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *