No processo de crescimento sustentável de uma organização é essencial conquistar uma posição de destaque em seu setor de atuação e aprimorar seus processos de gestão continuamente para adquirir maior credibilidade do mercado de consumidores, investidores, fornecedores, entre outros públicos de interesse, garantir sua longevidade e evitar que o negócio seja absorvido pelos concorrentes.
O cenário brasileiro conta com milhares de empresas de variados portes com potencial de expansão, sejam dos pequenos aos grandes negócios, entretanto, muitas encontram dificuldades em sua sobrevivência, seja por problemas no sistema de gestão operacional ou financeira, falta de planejamento estratégico ou falta de equipe capacitada para o trabalho e, assim, se defrontam com crises e até mesmo a falência.
De acordo com uma análise do Sebrae a partir das bases de dados da Receita Federal do Brasil, entre as empresas fechadas em 2020 ao analisar a sobrevivência por setor, a maior taxa de mortalidade é verificada no comércio, onde 30,2% fecharam as portas em cinco anos. Na sequência, aparecem indústria de transformação (com 27,3%) e serviços (com 26,6%), (Sebrae, 2023).
Nesse sentido, empresários, empreendedores e equipes de gestão das organizações precisam concentrar esforços não somente nas vendas de produtos e serviços, mas sim, nos fatores de maior potencial para alcançar o crescimento saudável e lucrativo dos negócios. Nesse artigo iremos listar 5 estratégias principais para conquistar o destaque de uma empresa no mundo corporativo.
- Analise a sua Concorrência
Conhecer os seus concorrentes é um fator crucial para estruturar o trabalho de uma empresa, visto que o cenário em seu entorno diz muito sobre o andamento do mercado, logo, essa análise possibilita ter uma “referência” para a realização das suas atividades. Quando uma empresa busca entender quais produtos ou serviços a sua concorrência investe, quais são os pontos fortes e fracos e como se posicionam, fica possível compreender melhor em que o negócio deve destinar seus esforços para obter resultados e definir estratégias mais assertivas que proporcionem um diferencial ao trabalho dos seus concorrentes, tornando a empresa mais inovadora e competitiva.
- Adote práticas de Governança Corporativa
O modelo de governança corporativa é orientado a partir dos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. A empresa que implementa esse sistema de governança alcança com mais eficácia o alinhamento dos interesses de todas as partes envolvidas na empresa – como acionistas, investidores, fornecedores, colaboradores, parceiros e clientes – pois compromete-se em adotar práticas pautadas na ética como, por exemplo, a garantia de acesso de todos às informações mais relevantes sobre o negócio. A governança corporativa é crucial para a criação de valor de forma sustentável e a longo prazo para a empresa.
- Defina um Planejamento Estratégico
Para uma gestão empresarial atuar com eficácia e assertividade é essencial planejar antecipadamente estratégias que potencializam o alcance dos seus resultados. A etapa inicial desse processo é a realização de um Diagnóstico para compreender a realidade do negócio e, assim, definir quais objetivos e metas devem ser alcançados a longo prazo. O Planejamento Estratégico direciona a implementação de mudanças na gestão do negócio e o monitoramento de desempenho das estratégias através de indicadores mensuráveis que possibilitam obter maior êxito nas suas metas.
- Gestão Financeira Eficiente
A gestão das finanças é fundamental para o sucesso de uma empresa, pois auxilia no controle de custos, receitas e lucros do negócio. Quando as informações sobre sua situação financeira estão atualizadas, torna-se mais fácil a definição de metas no planejamento estratégico bem como a tomada de decisões, por exemplo, sobre investimentos, expansões e aquisições. Uma gestão financeira alinhada à governança corporativa também possibilita à empresa maior acesso a capital, agregando maior credibilidade de investidores, credores e instituições financeiras.
- Inovação
A inovação impulsiona a vantagem competitiva de uma empresa e proporciona criar uma posição de destaque no mercado através da geração de novos produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes ou elaboração de processos únicos que proporcionem maior eficiência operacional e aumento da produtividade. Uma empresa que preza pela inovação também aprimora a sua capacidade de adaptação às constantes mudanças no ambiente de negócios, bem como consegue acompanhar de forma ágil as novas tendências, avanços tecnológicos, além de poder explorar de forma mais assertiva novos mercados ou nichos de mercado.
Conclusão
Em síntese, as estratégias apresentadas neste artigo possibilitam ampliar a visão dos gestores e empresários sobre formas eficazes de alcançar uma posição de destaque no mercado e ter um perfil diferenciado dos seus concorrentes, independente da área de atuação do negócio. O destaque de uma organização contribui para benefícios como a melhoria da reputação e imagem da empresa, atração de investimentos e potenciais parcerias, além de garantir a confiança e credibilidade dos clientes, fornecedores e demais públicos envolvidos no negócio.
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Referências
SEBRAE. A taxa de sobrevivência das empresas no Brasil, 2023.