capa blog site

Medidas do Governo Federal que Propõem Facilitar o Acesso a Crédito e Impulsionar o Crescimento Econômico

Uma análise da Ásense.

 

Não é novidade no meio empresarial que o mercado não está para crédito. Independente do porte ou segmento, todos estão enfrentando dificuldades para obter crédito no Brasil. E o fator que mais tem influenciado essa maré ruim está relacionado à inflação e, consequentemente, ao esforço do Banco Central em fazê-la arrefecer. 

Na última semana, tivemos uma boa notícia que aponta para a desaceleração da inflação. Porém, o discurso do presidente do BC ainda indica a manutenção da SELIC no atual patamar por mais alguns meses.

 


 

Com o objetivo de trazer uma injeção de ânimo para o empresariado e evitar um problema ainda maior para a popularidade do atual governo, o Ministro da Economia, Fernando Haddad, destacou 13 ações que o governo pretende colocar em prática com a finalidade de facilitar o acesso ao crédito e promover o aquecimento da economia. Abaixo, destacamos as ações anunciadas:

 

1 – Aval da União para operações de crédito direcionadas às PPP’s:

O objetivo é viabilizar diversos empreendimentos através de Parcerias Público Privadas nos estados e municípios, gerando empregos e aumento de arrecadação.

 2 – Debêntures incentivadas:

A ideia é ampliar as possibilidades de emissão de debêntures incentivadas, com tributação de IR reduzida, e assim ampliar o acesso a crédito por meio do mercado de capitais.

3 – Novo Marco das Garantias:

Tem como objetivo permitir que um imóvel dado em garantia a um banco possa ser usado em operações de crédito diferentes na mesma instituição financeira, desde que o volume de operações não ultrapasse o valor de avaliação do bem dado em garantia.

4 – Garantias com Recursos Previdenciários:

A ideia do governo é apresentar um projeto de lei que permita a utilização de recursos de planos de previdência privada, fundos de aposentadoria e títulos de capitalização como garantias em empréstimos bancários.

5 – Simplificação e desburocratização do crédito:

O objetivo é apresentar um projeto de lei para simplificar o processo de emissão de debêntures, reduzindo exigências burocráticas para a concessão de crédito.

6 – Acesso a dados fiscais:

O governo irá editar uma portaria para simplificar o compartilhamento de dados fiscais por parte das pessoas e empresas com as instituições financeiras. O objetivo é baratear o crédito principalmente para os pequenos e médios empreendedores.

7 – Autorização de Bancos e Moeda Digital:

O governo deve propor um projeto de lei que deve flexibilizar o processo de autorização para funcionamento de novas instituições financeiras, as regras atuais dificultam a entrada de concorrentes menores devido ao longo prazo de espera para obter autorização do BC. Além disso, pretende-se definir a competência do BC no lançamento do real digital.

8 – Regime de resolução bancária

Consiste no apoio do governo ao projeto de lei que tramita na câmara que visa atualizar e aperfeiçoar a legislação que trata do fechamento e intervenções em instituições em crise. É consenso que a legislação atual está desatualizada. 

9 – Superendividamento

O governo irá alterar o atual decreto que trata do mínimo existencial, significa que o volume mínimo que não poderá ser comprometido com dívidas irá subir de 303 reais mensais para 600 reais mensais.

10 – Proteção a investidores no mercado de capitais

Será apresentado pelo governo um projeto de lei para melhorar os mecanismos de proteção aos investidores minoritários e também para aprimorar as regras contra eventuais prejuízos causados por acionistas controladores (que detêm o controle de uma empresa). Por exemplo, um investidor minoritário de uma empresa terá mais ferramentas para entrar na Justiça contra controladores que causaram prejuízo ao negócio. Entre elas, está a possibilidade de mover ação civil coletiva de responsabilidade contra o controlador. 

11 – Infraestrutura do mercado financeiro

A ideia do governo é agir sobre os processos de liquidação, compensação, garantias, registro de ativos financeiros e valores mobiliários. Além de delimitar o papel do BC, da CVM e da SUSEP. Na visão do governo, o arcabouço legal vigente está defasado e não acompanha as evoluções do mercado.

12 – Ampliação das cooperativas de seguro

O governo irá propor um projeto de lei permitindo que as cooperativas de seguro ampliem o leque de atuação que atualmente é restrito a seguro rural, de saúde e acidentes de trabalho.

13 – Marco legal do seguro privado

O governo declarou apoio ao projeto de lei em tramitação no Senado. Em linhas gerais, o projeto regula o setor e traz uma série de novas regras para os diversos atores do mercado, como consumidores, corretores, seguradoras e órgãos reguladores, além de direitos e obrigações das partes envolvidas.

 


 

Mas, no fim das contas, o que todas essas ações querem dizer? Na visão da Ásense é evidente que o governo enxerga a necessidade de modernizar o sistema financeiro. Algumas dessas ações tem como objetivo agir em uma legislação vigente que de fato não contempla todas as evoluções que o sistema financeiro tem apresentado nos últimos anos, se tornando um entrave para o desenvolvimento.

Outro ponto relevante é o fomento ao mercado de capitais. O Brasil, por mais que tenha evoluído bastante nesse sentido, ainda é muito dependente do mercado de crédito via bancos, o que acaba concentrando todo acesso a crédito em pouquíssimos players. Portanto, o fortalecimento do mercado de capitais representa uma evolução enorme.

As ações sobre as garantias também são importantíssimas e abrem um leque de possibilidades para um dos principais entraves para o acesso a crédito no país.

Por fim destacamos a ação número 6, que é o acesso a dados fiscais. Fica nítido que o acesso a dados financeiros de uma empresa será cada vez mais automatizado trazendo mais segurança às instituições financeiras no que diz respeito ao risco de fraudes e em consequência barateando o crédito, num movimento complementar ao open banking. 

Outro ponto que evidenciamos é a necessidade crescente das empresas investirem mais atenção e recursos no desenvolvimento de seus processos de governança corporativa, mas isso é papo para um outro momento…

Esperamos muito que todas essas medidas resultem em facilitar e baratear o acesso a crédito, permitindo que as empresas e o Brasil gerem mais empregos e desenvolvimento econômico e social. Essa é também a missão da Ásense Impulsionadora de Negócios.

Blog ásense

Colorful farm fields from above. Sunflower, wheat, rye and corn. Agricultural background

Blog

Produtos Financeiros para o Agronegócio: Impulsionando o Crescimento do Setor no Brasil

front-view-businessman-with-colorful-cones-representing-growth

Blog

Valuation: Desvendando o valor do seu negócio para decisões estratégicas

top-view-office-desk-with-growth-chart-hands-min

Cases

Avaliação de Investimentos Impulsiona Sucesso na Expansão de Franquia: Food Service

15112022-_MG_1590

Blog

6º Aniversário Ásense: Conheça nossa história!

Business people in a meeting

Blog

Descubra como o Planejamento Estratégico pode aumentar os resultados da sua empresa

Business concept. Business people discussing the charts and graphs showing the results of their successful teamwork. Selective focus.

Blog

Assessoria Financeira da Ásense

Hands of female entrepreneur working with bills and documents

Todos

Fluxo de Caixa e sua importância para a gestão financeira de uma empresa

Success New Business Launch Plan Concept

Cases

Impulso de Sucesso em Planejamento Estratégico: Comércio Varejista

vista-superior-da-mesa-do-escritorio-com-grafico-de-crescimento-e-calculadora

Cases

Impulso de Sucesso em Valuation: Rede de Saúde

Goals target aspiration perforated paper graph

Todos

Sua empresa se destaca no mercado? Confira 05 Estratégias para tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo.

Vamos juntos impulsionar seu negócio para o sucesso

Agende uma reunião com nossos impulsionadores, sem compromisso.