Análise de Investimento

Rede Caxias do Sul

Para todo bom investidor, conhecer os riscos de seus investimentos é fundamental para tomar decisões. Para empresários, a expansão de seus negócios, normalmente, está fundamentado em investimentos; abrir novas lojas, comprar equipamentos, expandir sua fábrica ou até adquirir novos produtos e empresas. Nem sempre, porém, estas decisões estão fundamentadas em análises de risco que demonstrem se este investimento é realmente viável.

As análises de investimento, então, são ferramentas essenciais para encontrar os caminhos mais assertivos, comparando cenários e as expectativas de retorno. Através dela é possível quantificar o tempo necessário de retorno (para que o aporte “se pague”), assim como avaliar indicadores que demonstram se realmente vale a pena avançar com o plano de investimento.

O que é uma análise de investimentos?

Em suma, se trata de um estudo, com base em técnicas contábeis e financeiras, que busca apurar se há viabilidade para a realização de um determinado investimento. De forma geral, consideramos “viáveis” aqueles projetos em que: há retorno financeiro sob o valor investido – ou seja, o aporte se converte no lucro pretendido – e o prazo de retorno atende as expectativas da empresa.
A análise leva em conta tanto fatores econômicos e contábeis (como a estrutura de gastos e a previsão de faturamento) como produtivos e mercadológicos (analisando, por exemplo, o potencial de receita de um determinado produto ou segmento).

O que eu preciso para fazer uma análise de investimentos?

As fórmulas econômicas utilizadas para calcular os indicadores de viabilidade, levam em conta 2 principais informações: Fluxo de Caixa e TMA (Taxa Mínima de Atratividade).
O fluxo de caixa se trata do demonstrativo contábil que computa as saídas e entradas da empresa. Sendo assim, para formatá-lo para um novo investimento, é necessário saber: a estrutura de gastos da empresa, a projeção de sua receita e o valor total do investimento.
Já a TMA se refere à “Taxa Mínima de Atratividade”, um conceito econômico que determina o menor percentual de retorno que o investimento deve ter, para que ele ser considerado “viável”. Neste caso, ela depende de diversos fatores externos, como a taxa básica de juros (SELIC), o fator de risco do segmento e a liquidez desejada.

Como realizar uma análise de investimentos

Existem diversos indicadores econômicos nos que ajudam a analisar os riscos e a viabilidade de um investimento. Há, porém, 4 deles que são essenciais em qualquer análise:

1. Payback

Este indicador nos informa o tempo necessário para que o investimento inicial seja recuperado, ou seja, para que o valor total investido retorne em forma de lucro.
Neste caso, podemos ter dois tipos de payback: o simples e o descontado. A principal diferença entre eles é que o payback descontado leva em conta o valor do capital ao longo do tempo, utilizando a TMA como taxa de desconto para os fluxos de caixa futuro. Entre os dois, é o mais confiável, já que não se pode considerar que o capital terá o mesmo valor ao final de uma projeção financeira de longo prazo.
A avaliação a ser considerada aqui é se o prazo atende a expectativa de retorno do investidor. De forma geral, quanto maior o prazo de um investimento, menos atrativo ele se torna.

2. Valor Presente Líquido (VPL)

O VPL representa o valor de um patrimônio futuro no momento presente, sendo calculado através da soma de todos os fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa de juros (neste caso, a TMA). Dessa forma, se torna mais fácil à comparação com o valor a ser investido, sendo possível demonstrar que um projeto valerá mais do que quanto custou.

A avaliação do VPL, portanto, se resume a:
Se o VPL for maior que 0: o investimento é capaz de recuperar o capital aplicado e gerar lucro, sendo assim, é considerado viável;
Se o VPL for igual a 0: o investimento não traz prejuízo nem lucro, portanto, não há compensação em realizá-lo, tornando-o inviável;
Se o VPL for menor que 0: o investimento é maior do que o potencial de retorno, logo, o projeto é inviável.

3. Taxa Interna de Retorno (TIR)

A TIR, de forma simples, representa a taxa de retorno do investimento, ou seja, é o fator que, multiplicado pelo capital aportado, demonstra quanto será o seu retorno financeiro. É um indicador de fácil comparação entre investimentos, podendo rapidamente identificar projetos de maior rentabilidade. Em uma análise, ele sempre será comparado a TMA, que é a Taxa Mínima de Atratividade estabelecida para o projeto. Sendo assim, a avaliação realizada é:
Se a TIR é maior que a TMA: o projeto é viável;
Se a TIR é igual a TMA: o projeto é indiferente (é viável, porém, há outras opções com a mesma taxa de retorno);
Se a TIR é menor que a TMA: o projeto é inviável, pois há outras possibilidades de investimento de maior rentabilidade.

4. Índice de Lucratividade (IL)

Um dos indicadores mais simples, basicamente indica se a empresa lucrará ou não com o projeto. Em termos práticos, o IL demonstrará quantos reais se terá de retorno para cada R$ 1,00 investido. Ele é calculado através da relação entre o lucro e a receita obtida em determinado período. Para sua avaliação, leva-se em conta então:
Se o IL for maior que 1: o investimento é recomendado
Se o IL for menor que 1: o investimento não é recomendado

Cada um dos métodos apresentados busca analisar elementos diferentes de um investimento. Analisá-los em conjunto possibilita entender as nuances do projeto e o comportamento do seu fluxo de caixa ao longo do tempo. De posse destas informações, é possível definir estratégias que possam melhorar suas condições.

E agora que você já sabe a importância e as particularidades de uma análise de viabilidade financeira, recomendamos que faça um diagnóstico gratuito com a Ásense e avalie as necessidades do seu negócio!

Case

A demanda de uma análise de investimento por parte de uma empresa pode ter algumas finalidades; análise de risco para tomada de decisão, estruturação de projeto para captação de recursos ou acompanhamento da situação econômico-financeira da empresa.
No caso do projeto realizado pela Ásense em 2021, para o segmento de postos de combustíveis, havia todos estes objetivos.

Escopo

O investimento se tratava da expansão de duas operações da empresa e havia o interesse em se analisar em quais outros segmentos investir, como forma de atrair novos clientes e tornar o local mais atrativo. Para chegar a essas respostas, portanto, foi estabelecido como etapas do escopo:
– Análise de Concorrentes;
– Pesquisa de Mercado;
– Estruturação do Modelo de Negócios;
– Análise de Viabilidade Financeira.
A cadeia de etapas estruturada tinha justamente a finalidade de embasar a análise financeira, trazendo premissas mais precisas.

Desenvolvimento

Primeiramente, como o projeto estava em fase de estruturação, foi necessário entender o mercado, o perfil do público e suas necessidades. A pesquisa de mercado foi feita in loco, nas operações do cliente, e buscava sondar o comportamento de consumo dos clientes atuais, assim como sondar suas preferências.

Concluída esta etapa, possuíamos em mãos diversas opções de empreendimentos, porém, havia a necessidade de avaliar suas viabilidades econômico-financeiras, visto que os negócios não possuíam a mesma expectativa de investimento e retorno.

Foram estruturados, então, todos os modelos de negócio avaliados: mapeou-se fornecedores e canais de vendas, assim como sua estrutura de gastos e fontes de receitas. Assim, foi possível levantar orçamentos para os investimentos, projetar receitas e definir a estrutura operacional de cada negócio para, ao fim, formatarmos a entrega mais importante: a projeção do fluxo de caixa.
Foi realizada uma projeção de 15 anos para que fosse compatível, principalmente, com o prazo de financiamento esperado.

Uma das particularidades das análises de investimento realizadas pela Ásense é a formatação do estudo a partir de diversos cenários. Uma das premissas básicas a qual partimos é que não há, por natureza, precisão em se “prever” o futuro de um negócio em uma análise de investimento, ainda que todos os estudos sejam feitos para se chegar a premissas razoáveis. Para analisar o risco em diversas situações, podemos estruturar diferentes cenários de gastos e receitas, sendo possível, ao fim, determinar àqueles em que o negócio se mostra viável. A análise, assim, cumpre o seu papel de mostrar ao investidor onde estão os riscos do seu negócio, capacitando-o para uma tomada de decisão consciente.

Resultados

Ao fim do projeto, o cliente teve como resultado:
– Entendimento das demandas e comportamento de consumo de seus clientes;
– Modelos de negócio pré-formatados, com entendimento de suas estruturas operacionais, margens e capacidade de geração de receita;
– Tomada de decisão mais assertiva acerca dos modelos de negócio a serem investidos, descartando àqueles de menor margem e maior risco;
– Estruturação financeira do projeto para o pleito de recursos de terceiros.

A análise de investimento se mostra uma ferramenta indispensável para qualquer empresário que procura tomar suas decisões de forma consciente e segura.

Blog ásense

Colorful farm fields from above. Sunflower, wheat, rye and corn. Agricultural background

Blog

Produtos Financeiros para o Agronegócio: Impulsionando o Crescimento do Setor no Brasil

front-view-businessman-with-colorful-cones-representing-growth

Blog

Valuation: Desvendando o valor do seu negócio para decisões estratégicas

top-view-office-desk-with-growth-chart-hands-min

Cases

Avaliação de Investimentos Impulsiona Sucesso na Expansão de Franquia: Food Service

15112022-_MG_1590

Blog

6º Aniversário Ásense: Conheça nossa história!

Business people in a meeting

Blog

Descubra como o Planejamento Estratégico pode aumentar os resultados da sua empresa

Business concept. Business people discussing the charts and graphs showing the results of their successful teamwork. Selective focus.

Blog

Assessoria Financeira da Ásense

Hands of female entrepreneur working with bills and documents

Todos

Fluxo de Caixa e sua importância para a gestão financeira de uma empresa

Success New Business Launch Plan Concept

Cases

Impulso de Sucesso em Planejamento Estratégico: Comércio Varejista

vista-superior-da-mesa-do-escritorio-com-grafico-de-crescimento-e-calculadora

Cases

Impulso de Sucesso em Valuation: Rede de Saúde

Goals target aspiration perforated paper graph

Todos

Sua empresa se destaca no mercado? Confira 05 Estratégias para tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo.

Vamos juntos impulsionar seu negócio para o sucesso

Agende uma reunião com nossos impulsionadores, sem compromisso.